quarta-feira, 13 de outubro de 2010

ENCONTROS CONCRETOS - REGISTRO DE EXPERIÊNCIAS

DIÁRIO DE BORDO - OFICINA DE IMERSÃO EM PROCESSO COLABORATIVO COM O GRUPO TEATRO DO CONCRETO

08 de Setembro de 2010 - Primeiro dia de oficina
Primeiro encontro com os oficineiros. Nesse dia foi abordado qual o metodo do teatro colaborativo. Foi dito que teatro colaborativo é uma junção de todas as areas ( direção, dramaturgia, iluminação, cenario, figurino e atuação)  a serviço da criação. Que existe uma zona de contagio, onde os criadores passam por um processo de contaminação onde os nucleos administrativos se unem para responder a um posicionamento coletivo. Dentro dessa perspectiva o botão de start seria falar um depoimento pessoal a partir da seguinte questão: Das suas historias mais belas qual a mais triste? Os alunos foram pra casa com essa questão na cabeça para formular o depoimento pessoal , com a preocupação de resgatar nesse depoimento, sensações, imagens , cheiros enfim tudo que poderia ser utilizado como material para dramaturgiaa e encenações.

13 de setembro - Segundo dia de oficina
Qual a minha relação com o teatro hoje? Essa foi a questão passada para que os alunos escrevessem suas respostas em folhas .Foi feito um alongamento básico e em seguida um aquecimento com jogos teatrais, foi muito divertido participar pois exercicitar o cerebro para que obedeça os comandos dado pela oficineira Silvia, é complicado mas quando se  torna fluido o exercicio fica muito prazeroso. Outros exercícios com canções foi passado pelo oficineiro Nei, que foi um aquecimento exaustivo devido  as corridas e foi empolgante por que de certa forma era uma grande brincadeira. Para fechar o dia cada um levou pra casa a resposta da pergunta feita no inicio da aula,porem era uma resposta  de outra pessoa do grupo para elaborar uma cena.

14 de setembro - Terceiro dia de oficina
Começamos com um alongamento e como havia pessoa novas no grupo  foi proposta uma interação a partir de jogos teatrais, a grande questão desses jogos que foi levantada foram o foco para manter atenção no trabalho exercicido e disponibilidade para aceitar a troca.  Depois os alunos apresetaram as cenas, que de um modo geral falava com a expressão corporal, e algumas repetiam as mesmas colocações como falta de apoio familiar, sonho impossivel, encontro de si, um lugar comum para todos. E finalizou-se com uma roda de comentarios.

15 de setembro - Quarto dia de oficina
“ouvir é mais importante que falar” essa foi a colocação de um dos oficineiros antes de dar início ao exercicio que era o depoimento pessoal de cada aluno.

16 de setembro - Quinto dia de oficina
Um alongamento. Um aquecimento. Continuação  dos depoimentos.

17 de setembro - Sexto dia de oficina
Separação dos sub grupos, cada grupo foi composto por um diretor, dramaturgo, iluminador, cenografo/figurinista, sonoplasta  e aproximadamente 6 atores. Foi escolhido 5 depoimentos para começar a etapa de criação coletiva, levando em consideração as principiais visões do grupo. Para atuação foi proposto um exercicio de criar 5 açoes a partir dos depoimentos. Minhas ações foram baseadas em 5 palavras que eu escolhi retirar dos depoimentos : desespero, infancia, medo,tranquilidade e superação.

20 de setembro – Sétimo dia de oficina
Hoje a oficina de atuação foi ministrado pelo oficineiro Zé Regino, foi passado para os alunos/atores um alongamento e em seguida um jogo com bastões, depois houve a apresentação das 5 ações  de cada ator dos 3 grupos.Para melhor entendermos o que é ação o oficineiro Zé Regino explicou de forma clara que ação é a transformação do gesto em movimento com intenção ,e que respiração é o pincipio de qualquer ação. O grande foco hoje foi as ações.

21 de setembro - Oitavo dia de oficina
Continuação do treinamento de hoje, fizemos os mesmo alongamentos e para enterdemos o principio da ação foi proposto um exercicio de deslocamento de peso, depois reapresentamos as açoes, com uma novo olhar e entendimento a respeito de Ação.

22 de setembro - Nono dia de oficina
Alongamento. Jogo pique-pega, acreditar no jogo do pique-pega é como estar em cena, em todo o momento o ator fica com  o corpo presente, atento as movimentações  e existem 4 maneiras de como fazer o jogo funcionar: 1- neutralidade, 2- impulso(ação), 3- fofo, 4- re-ação. O grupo ao qual estou inserida, fez um debate sobre o que gostariamos de passar com as ações e qual caminho seguir, foi proposto ao atores que levassem obejtos de cena para experimentação.

23 de setembro – Décimo dia de oficina
Alongamento. Pique pega comum. Pique pega com intenção e repetição da mesma, a maior dificuldade que senti hoje é como espressar o que penso, eu sei na teoria no campo da imaginação o que tem que ser feito o desenho esta na cabeça, mais não na execução. O Objeto que levei foi um copo com um arame para fazer bolinhas de sabão.

24 de setembro – Décimo - primeiro dia de oficina
Alongamento. Debate da repetição do exercicio. Foi feito a leitura do primeiro canovaccio, em seguida os atores improvisaram 7 cenas curtas a partir das perscepções que tiveram sobre o canovaccio.

27 de setembro – Décimo -segundo dia de oficina
Alongamento. Debates sobre o que é ação e reação. Reação é uma forma de revelar a personagem, pois a cena torna-se mais interessante a partir dessas novas informações a respeito da personagem quando ela reage a diversos estimulos. Outro foco importante é a respiração, com ela a ação corre com naturalidade.

28 de setembro – Décimo - terceiro dia de oficina
Apresentação das cenas dos grupos sob a visão do canovaccio.

29 de setembro - Décimo-quarto dia de oficina
Conversa entre atores e troca de experiencias. Os grupos falam das cenas vistas.

30 de setembro – Décimo-quinto dia de oficina
Alongamento. O grupo ao qual estou inserida discutiu sobre as cenas apresentadas, escolhemos qual seriam as que mais se adequa a linguagem que o grupo gostaria de seguir, que a principio era incomunicabilidade, mais agora começa a mudar de foco e de repente a prioridade são memorias e lembranças.

01  de outubro – Décimo - sexto dia de oficina
Levantar as cenas sob a nova perspectiva de visão do tema que o grupo esta definindo. Refazer as cenas e refletir sobre o andamento do grupo.
Por  Juliana Welasco Santana.

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